Cheios do Espírito Santo I - É Tempo de Reedificar a Casa do Senhor
Versículo Base
No segundo ano do rei Dario, no sexto mês, no primeiro dia do mês, veio a palavra do SENHOR, por intermédio do profeta Ageu, a Zorobabel, filho de Sealtiel, governador de Judá, e a Josué, filho de Jozadaque, o sumo sacerdote, dizendo: Assim fala o Senhor dos Exércitos, dizendo: Este povo diz: Não veio ainda o tempo, o tempo em que a casa do Senhor deve ser edificada. Veio, pois, a palavra do Senhor, por intermédio do profeta Ageu, dizendo: Porventura é para vós tempo de habitardes nas vossas casas forradas, enquanto esta casa fica deserta? Ora, pois, assim diz o Senhor dos Exércitos: Considerai os vossos caminhos. Semeais muito, e recolheis pouco; comeis, porém não vos fartais; bebeis, porém não vos saciais; vestis-vos, porém ninguém se aquece; e o que recebe salário, recebe-o num saco furado. Assim diz o Senhor dos Exércitos: Considerai os vossos caminhos. Subi ao monte, e trazei madeira, e edificai a casa; e dela me agradarei, e serei glorificado, diz o Senhor. Ageu 1:1-8.
Introdução
Após a invasão de Judá pela Babilonia, o povo foi levado cativo para o exílio. Israel, que havia sido liberto pelo Senhor da escravidão do Egito, agora voltava ao status de serviçal no meio de um povo estranho. Anos se passam e a grande Babilonia é subjugada pelo reino da Pérsia, o qual passa a ser o senhor sobre Israel, tomando o lugar da Babilonia.
Entretanto, o que o povo não sabia era que Deus estava no controle dessa situação, orquestrando a volta do Seu Israel para a Terra Prometida. Foi assim, então, que, no primeiro ano do rei Ciro, da Pérsia, passou-se pregão por toda a terra do rei, informando que os judeus deveriam voltar a Jerusalém e iniciar a edificação de um novo templo ao Senhor!
Passa-se o tempo e Israel segue as obras de reconstrução da Casa do Senhor, até que os inimigos do Povo de Deus iniciam inúmeras tentativas de parar a obra, atingindo o objetivo: o rei Artaxerxes ordena a paralisação das obras do templo.
O Povo Se Acomoda Após a Paralisação da Obra
Passaram-se os anos e Israel havia se acomodado com a situação. Não tentavam mais seguir com a reconstrução do templo de Deus. É nesse momento que o profeta Ageu entra em cena, ordenado pelo Senhor Deus, e profetiza ao povo a vontade do Pai. O profeta mostra ao povo que os seus pensamentos estavam completamente errados ao acharem que o tempo de reedificação não havia chegado. Cada um preocupava-se com a sua própria casa, enquanto deixavam a Casa de Deus às moscas.
Essa é uma grande lição para os cristão da era atual, que se importam demasiadamente com seus bens materiais, com seus títulos e importância na sociedade, mas esquecem-se de edificar o templo do Espírito Santo. Da mesma forma que Deus estava perguntando a Israel, Ele pergunta a todos os crentes de hoje: "É tempo de pensarem em sí mesmos e deixarem a Minha habitação como um deserto?". Ageu está profetizando a todos: é tempo de despertar.
A Falta do Templo Demonstrava o Desinteresse em Deus e Suas Bençãos
Através da profecia de Ageu, o Senhor estava mostrando ao povo que nada acontece se Ele não estiver no comando. Semeais muito, e recolheis pouco; comeis, porém não vos fartais; bebeis, porém não vos saciais; vestis-vos, porém ninguém se aquece; e o que recebe salário, recebe-o num saco furado. Ageu 1:6. Não importa o quanto o ser humano se esforce no trabalho, na dedicação às coisas terrenas, pois em si mesmo o homem não pode nada. O povo fazia tudo exatamente como deveria: trabalhava arduamente, se vestia com roupas quentes e dedicava-se a ter um salário, mas nenhum resultado era obtido. Deus mostrava ao povo que nenhuma dedicação era suficiente se os seus corações não estivessem firmados na Rocha.
O Tempo de Reconstruir Chegou
"Subi o monte, e trazei madeira, e edificai a casa; e dela me agradarei e eu serei glorificado, diz o Senhor." Ageu 1:8. Não há mais tempo para esperar, para achar que a edificação deverá esperar. O Senhor está mostrando ao Seu povo escolhido que é hora de deixar o Espírito Santo entrar e fazer morada em cada um dos crentes. É hora de edificar o templo, o corpo de cada filho de Deus, e sacrificar ao Pai no altar do coração. É tempo de reconstruir! É tempo de reconstruir! É tempo de reconstruir!
A Glória da Segunda Casa Será Maior do que a da Primeira
Quem há entre vós que, tendo ficado, viu esta casa na sua primeira glória? E como a vedes agora? Não é esta como nada diante dos vossos olhos, comparada com aquela? Ageu 2:3.
A glória desta última casa será maior do que a da primeira, diz o Senhor dos Exércitos, e neste lugar darei a paz, diz o Senhor dos Exércitos. Ageu 2:9.
Deus sabia que o primeiro templo, construido por Salomão, era muito maior em glória e majestade humana em comparação com a singeleza desse segundo templo, mas mesmo assim a Glória do Senhor seria muito maior no novo templo do que aquela que estava no antigo.
Da mesma forma, Cristo transformou a cada um dos crentes no segundo templo, aparentemente simples e deformado pelo pecado, mas que será muito maior em Glória e Poder do Espírito se comparado ao primeiro, na antiga aliança, feito pela mão do homem. Um templo que poderá ser usado nas mãos do Senhor para salvação de todo aquele que crer em Jesus.
Autor: Salomão Luz