Skip to content

Cheios do Espírito Santo II - Avivados Pelo Senhor

Versículo Base

¹E, cumprindo-se o dia de Pentecostes, estavam todos concordemente no mesmo lugar; ²E de repente veio do céu um som, como de um vento veemente e impetuoso, e encheu toda a casa em que estavam assentados. ³E foram vistas por eles línguas repartidas, como que de fogo, as quais pousaram sobre cada um deles. 4E todos foram cheios do Espírito Santo, e começaram a falar noutras línguas, conforme o Espírito Santo lhes concedia que falassem. 5E em Jerusalém estavam habitando judeus, homens religiosos, de todas as nações que estão debaixo do céu. 6E, quando aquele som ocorreu, ajuntou-se uma multidão, e estava confusa, porque cada um os ouvia falar na sua própria língua. 7E todos pasmavam e se maravilhavam, dizendo uns aos outros: Pois quê! não são galileus todos esses homens que estão falando? 8Como, pois, os ouvimos, cada um, na nossa própria língua em que somos nascidos? 9Partos e medos, elamitas e os que habitam na Mesopotâmia, Judéia, Capadócia, Ponto e Asia, 10E Frígia e Panfília, Egito e partes da Líbia, junto a Cirene, e forasteiros romanos, tanto judeus como prosélitos, 11Cretenses e árabes, todos nós temos ouvido em nossas próprias línguas falar das grandezas de Deus. Atos 2:1-11

Introdução

A igreja dos dias atuais tem clamado cada dia mais por um avivamento, um derramamento do Espirito Santo sobre ela. Congressos sobre avivamento e Espirito Santo acontecem o tempo todo nas igrejas do país. Diante do fato histórico mais recente, a pandemia de COVID-19, levantou-se ainda mais um clamor por um avivamento da parte do Senhor. A igreja Assembleia de Deus de Viamão, por exemplo, criou a hashtag #avivamentoouarrebatamento (avivamento ou arrebatamento) durante o isolamento social.

Devido ao alastramento do pecado mais e mais rápido pelo mundo, um avivamento do Espirito Santo de Deus é um refrigério para a igreja, muitas vezes perseguida, e se tornou uma busca constante do cristão, haja vista a história, onde os grandes avivamentos provocaram drásticas mudanças na sociedade, convertendo milhares de pessoas ao Senhor Jesus e libertando outros milhares das prisões do pecado e de Satanás.

Mas se todos pedem um avivamento, porque não se tem a todo momento? Infelizmente, o que acontece nos dias de hoje é o mesmo descrito em Tiago 4:3: “Pedis, e não recebeis, porque pedis mal[...]”. Se pede-se mal, então deve-se olhar para a Palavra de Deus, no livro de Atos, onde aconteceu o primeiro avivamento, e entender, segundo a revelação de Deus, como a igreja deve agir para receber um avivamento.

O Avivamento do Livro de Atos

Versículo 1:

  • Jesus ordenou que ficassem em Jerusalém até receberem poder do alto, então a igreja permaneceu reunida, junta, adorando ao Senhor Jesus para cumprir a Sua ordenança. Os que abandonaram o cenáculo não receberam o Espírito Santo.

Versículo 2:

  • O avivamento acontece segundo a vontade de Deus, não segundo a do homem. Mesmo que os crentes em Jesus estivessem juntos perseverando em oração, o avivamento viria quando Deus julgasse ser o tempo correto. A igreja do tempo dos discípulos sabia que receberiam poder do alto, mas não sabiam quando. Eles confiaram na Palavra do Senhor, não importava quanto tempo ia levar.
  • O avivamento que vem segundo Deus é poderoso. Ele vem como “um estrondo semelhante ao de um vento forte”.
  • Quando Deus envia um avivamento à sua igreja, nada é feito pela metade. Deus faz com toda a casa seja cheia, ou seja, a igreja é transformada pelo poder do Espírito Santo.

Versículos 3 e 4:

  • Ao receberem o avivamento, a igreja do tempo de Atos foi batizada com o Espírito Santo. Deus quer que toda a sua casa receba o batismo com o Espírito Santo e seja fortalecida no Seu Poder.
  • Quando o Espírito de Deus enche a igreja, tudo acontece segundo Ele permite.

Versículos 5 e 6:

  • Quando Deus derrama um avivamento sobre a Sua igreja, toda a sociedade ao redor é atraída para Jesus.

Versículos 7 a 11:

  • Atraídos pelo amor de Jesus, os pecadores, perplexos, podem conhecer as maravilhas de Deus através da igreja.

Autor: Salomão Luz