Cheios do Espírito Santo V - O Resultado da Pregação de Pedro
Versículo Base
E, ouvindo eles isto, compungiram-se em seu coração, e perguntaram a Pedro e aos demais apóstolos: Que faremos, homens irmãos? E disse-lhes Pedro: Arrependei-vos, e cada um de vós seja batizado em nome de Jesus Cristo, para perdão dos pecados; e recebereis o dom do Espírito Santo; Porque a promessa vos diz respeito a vós, a vossos filhos, e a todos os que estão longe, a tantos quantos Deus nosso Senhor chamar. E com muitas outras palavras isto testificava, e os exortava, dizendo: Salvai-vos desta geração perversa. De sorte que foram batizados os que de bom grado receberam a sua palavra; e naquele dia agregaram-se quase três mil almas, E perseveravam na doutrina dos apóstolos, e na comunhão, e no partir do pão, e nas orações. Atos 2:37-42.
Introdução
O trecho bíblico citado relata exatamente o que todos os pregadores têm por objetivo: o arrependimento e conversão dos ouvintes. Entretanto, o início da história não começa exatamente nesse ponto, quando as pessoas estão aceitando a Cristo como seu único e suficiente Salvador após Pedro pregar. Ela começa muitos versículos antes, quando a Palavra descreve que os apóstolos estavam reunidos no cenáculo, buscando ao Senhor em oração. É nesse momento que as 120 pessoas que estávam reunidas recebem, pela primeira vez, o batismo com o Espírito Santo. Cheios do poder de Deus, eles saem para a rua, enquanto muitos pensam que essas pessoas estavam loucas ou embriagas. Pedro, então, toma a palavra e prega a todos que estavam naquele lugar, uma multidão. Essa, porém, não foi uma pregração qualquer. Foi a primeira vez que uma pessoa falou cheia do Espírito Santo de Deus.
O Fim da Pregação de Pedro
Chega-se, agora, a cena descrita em Atos 2:37-42. Pedro havia pregado a Palavra de tal forma entregue ao Espírito de Deus que a multidão estava atenta, ouvindo o que estava sendo dito. Ao fim do sermão, o coração daquelas pessoas estava quebrantado, aflito, pois haviam entendido o quão pecadoras eram. O Espírito Santo estava convencendo a todas de que não importava o quão esforçadas eram na caridade e no trabalho, o pecado não poderia ser pago com nenhuma ação humana e que a justiça e o juízo de Deus seríam aplicados. Desesperadas, perguntam a Pedro: "O que vamos fazer?".
Arrependei-vos e Sede Batizados
Pedro novamente fala a multidão que, agora, não estava mais apenas assistindo, mas sem saber o que fazer ao entender o quão pecadoras eram. O apóstolo, sem nenhuma "firula", dispara: "Arrependei-vos e sede batizados[...] para o perdão dos pecados". Simão, cheio do Espírito Santo, mostra a todos que Jesus é o único caminho. É de extrema importância notar que não há, na resposta de Pedro, nenhuma tentativa de enfeitar o que Cristo falou. Ele não tenta amaciar o ego das pessoas, não tenta propor uma "conversão parcial". Ao estar entregue a Deus e com sua vida tomada pelo Espírito Santo, o apóstolo revela a salvação como ela é: simples e transformadora, mesmo que totalmente contrária a vontade humana. Uma pregação como essa só é possível quando o pregador entrega a sua boca a Cristo, para falar as palavras dEle, não as suas próprias.
A Promessa
O Discípulo de Jesus continua a sua fala! Ele não só revela a a Cristo como salvador, mas, agora, lembra a todos da promessa do Espírito Santo. Arrependida dos seus pecados com suas vidas entregues a Jesus, a múltidão estava pronta para receber do Senhor o batismo com o Espírito Santo. Pedro, que recebera a mesma promessa, estava lembrando a cada uma daquelas pessoas que o Senhor queria usar a todas. Ao falar isso, Simão demonstra sua intensa entrega a Deus, pois quer que todos sejam cheios da Glória do Senhor e preguem de igual forma. Ao permitir que Cristo tomasse conta da sua vida, o apóstolo tem sua vida transformada, não mais sendo egoísta, mas desejando compartilhar aquilo que recebeu de Jesus.
Salvai-vos Desta Pervesão Geração
Para encerrar sua resposta à multidão, Pedro testifica a respeito de Cristo com muitas palavras e finaliza dizendo: "Salvai-vos desta perversão geração". Não é pouco chamar a geração da época de perversão, já que o próprio Cristo havia sido crucificado por ela. O apelo do Simão Pedro à multidão não era um simples "corra", "se esconda", era a chamada para uma vida completamente nova, entregue a Jesus, o qual pode livrar o ser humano da dor, do sofrimento, das lagrimas e da morte. O apelo de Pedro era para a multidão pudesse desfrutar da vida eterna ao lado do Criador, daquEle que negou tudo para morrer na Cruz pelo ser humano, apenas por amor.
As palavras do discípulo eram adequadas não só para a época em que vivia, mas também para os dias atuais. Da mesma forma que os homens antigos estavam perdidos em uma geração perversa, a geração atual se vangloria das suas perversidades e atos "politicamente corretos", no intuíto de acabar com todos aqueles que creem em Cristo. O presente tempo precisa de Pedros que digam todos os dias, a todas as pessoas quanto puderem: "Salvai-vos desta perversa geração".
E Permaneciam Firmes
Os versículos 41 e 42 de Atos 2 revelam uma cena linda: a cena da conversão dos pecadores. Quando Pedro finaliza suas palavra e faz o último apelo, uma multidão de três mil pessoas se entrega a Cristo, reconhecendo-o como seu único e suficiente Salvador. Três mil pessoas que viram em si mesmas a maldição do pecado e creram no Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo.
Após a conversão, a Palavra revela que todos permaneceram firmes na doutrina, buscavam a Deus em oração constante e participavam da Ceia do Senhor, cumprindo a ordenança de Cristo. Três mil almas que verdadeiramente queriam suas vidas nas mãos do Senhor, não se importando com as adversidades e dificuldades, pois juntos buscavam a face do Criador.
Conclusão
Qualquer pessoa pode pregar sobre um texto bíblico. Com estudo e dedicação, até mesmo um descrente pode escrever um sermão bonito e muito bem estruturado, que leve pessoas à comoção. Entretanto, nenhum deles conseguirá apontar o caminho da Salvação, pois não creem e não sabem para onde apontar. Pedro, durante todo o tempo em que esteve com Jesus, nunca pregou de forma a atrair multidões, mas, quando se entregou a Cristo e foi cheio do Espírito Santo, três mil pessoas foram salvas em seu primeiro sermão.
O Senhor busca aqueles que querem se entregar por completo a Ele, aqueles que querem ser batizados e cheios do Espírito Santo, pois, quando isso acontece, Ele pode usar essa pessoa por inteiro. Multidões se convertem a Cristo, paralíticos são curados, maravilhas são realizadas, mas somente quando uma pessoa é cheia do Espírito Santo.
Autor: Salomão Luz