A Falta do Estar em Cristo na Atualidade
Versículo Base
Assim que, se alguém está em Cristo, nova criatura é; as coisas velhas já passaram; eis que tudo se fez novo. E tudo isto provém de Deus, que nos reconciliou consigo mesmo por Jesus Cristo, e nos deu o ministério da reconciliação; Isto é, Deus estava em Cristo reconciliando consigo o mundo, não lhes imputando os seus pecados; e pôs em nós a palavra da reconciliação. 2 Coríntios 5:17-19.
Introdução
Quando Paulo escreve aos cristãos da cidade de Corínto, ele traz ao povo um dos ensinamentos mais belos da Palavra de Deus: a nova criatura, a patir do novo nascimento, em Jesus Cristo. O apóstolo estava mostrando a todos que as boas novas do Evangelho só teriam efeito naqueles que estivessem "em Cristo", pois é somente nEle que há a nova criatura. As coisas velhas passam quando alguém está em Jesus, pois do contrário tudo permanece exatamente igual. Esse ensino de Paulo vai de encontro com a palavra do próprio Senhor, quando Ele diz: "[...] sem mim nada podeis fazer" (João 15:5).
A Nova Criatura
Em determinado momento da história, Jesus se encontra com um fariseu chamado Nicodemos. Este, judeu zeloso, muito interessado nos ensinamentos do Senhor, sentou-se para ouvir a palavra que Cristo pregava em um encontro escondido dos demais fariseus. Durante a conversa, Jesus fala: "[...] aquele que não nascer de novo, não pode ver o reino de Deus." (João 3:3). Quando o Senhor fala do novo nascimento, está falando da mesma nova criatura que Paulo ensina na sua carta aos Coríntios, pois é a partir desse novo nascimento, do Espírito, que a nova criatura é criada, a qual não está mais debaixo da carne, mas do Espírito. Sendo assim, é na nova criatura que o cristão vive uma vida de piedade e dedicação a Deus.
O mistério da nova criatura, no entando, é que ela não é alcançada por força ou querer humano, mas por meio de Jesus Cristo. Mas como pode ser isso? Enquanto o Senhor falava com Nicodemos, o fariseu surpreendeu-se com as palavras ditas e perguntou: "Como pode um homem nascer, sendo velho? Pode, porventura, tornar a entrar no ventre de sua mãe, e nascer?" (João 3:4). O judeu estava olhando com um visao humana e, por isso, não entendeu as palavras de Jesus. A nova criatura vêm a partir do novo nascimento do Espírito, o qual habita no crente quando este aceita a Cristo como seu único e suficiente salvador. Eis o maravilhoso milagre da nova criação, encondida em Cristo Jesus e dada gratuitamente aos crentes por meio da fé no filho de Deus e concretizada pela ação do Espírito Santo.
A Missão da Nova Criatura
Jesus, antes de ascender aos céus, deixa a seguinte missão aos seus discípulos: "Ide por todo omundo, pregai o evangelho a toda criatura." (Marcos 16:15). Paulo, na carta aos coríntios, fala da mesma missão que Cristo nos deixou, relatando como Deus não imputou os pecados do homem, mas reconciliou o homem consigo mesmo em Cristo e deu a cada um o ministério da reconciliação. Esse ministério maravilhoso é exatamente cumprir o ide do Senhor, pregando o evangelho a todas as pessoas e os levando a reconciliação com Deus em Jesus. Quão magnífico é receber a comunhão com Deus gratuitamente, apenas pela fé na obra da Cruz. Quão honroso é pode levar outras pessoas a receber a mesma reconciliaçao gratuita.
O Evangelho da Velha Criatura
Tristemente, a realidade dos dias atuais é diferente daquela em que Paulo pregava. Hoje, acha-se pelas igrejas mundo afora inúmeros tipos de evangelhos, sendo alguns verdadeiros, mas outros apenas vãs filosofias humanas pregadas como se fossem do céu. O grande problema disso? Somente em Cristo está a nova criatura e Cristo é a única verdade. Nada além do evangelho verdadeiro pode apontar para Cristo.
Prega-se a importância das bençãos materiais, conhecida como Teologia da Prosperidade, a qual é completamente aniquilada quando lemos que Paulo aprendeu a viver tanto no muito quanto no pouco, ou seja, Cristo não está em nenhum objeto de valor para o homem. Prega-se que não importa a vida que uma pessoa leve, ela pode vir a Cristo e permanecer como está, pois, como dizem, "Deus é amor", mas esquecem-se de que é necessário um novo nascimento para vivem em Cristo. Prega-se isso, prega-se aquilo, mas o principal, que é Cristo, fica esquecido em meio a tantas filosofias e palavras bonitas que levam o povo à uma vã comoção humana. Certa vez um pregador, daqueles que viram moda nas redes sociais por suas frases de impacto, pregou um lindo sermão, cheio palavras impactantes e que dispertavam o interesse humano. Ao fim, um bela palestra havia sido entregue, mas não passava de uma palestra como outra qualquer, pois mesmo com um tempo de fala considerável, em nenhum momento o pregador lembrou-se de falar sobre Jesus Cristo. Se não há Cristo, não há novo nascimento, não nova criatura, não salvação, ou seja, não há nada.
Quando se vive no evangelho da velha criatura, aquele que não coloca a Cristo como razão, sentido e objetivo de tudo, não há como se reconciliar com Deus, pois falta o meio da reconciliação: o Senhor Jesus. E se o homem não está em comunhão com o Criador, nenhum ministério da reconciliação lhe é entregue. Somente em Cristo existe um cristão verdadeiro, salvo e remido pelo sangue de Jesus.
Conclusão
Enquanto o homem insistir em viver uma vida fora de Cristo, nada há de mudar. O mundo, a sociedade e a igreja não prosperarão se o homem não reconhecer que é necessário nascer do Espírito de Deus para viver uma vida escondida em Jesus. Pode uma pessoa viver de aparencias o quanto quiser e pregar quantas mensagens quiser, o ministério da reconciliaçao só é dado àqueles que estão em Cristo. Não se engane aquele que vive há dez, vinte ou trinta anos dentro de uma igreja, nenhuma obra humana irá salvar a alma do homem a não ser o Salvador que se entregou pela humanidade na Cruz: Cristo Jesus.
Autor: Salomão Luz