A Fé em Ação
Base Bíblica
"Ora, a fé é o firme fundamento das coisas que se esperam, e a prova das coisas que se não vêem. Porque por ela os antigos alcançaram testemunho. Pela fé entendemos que os mundos pela palavra de Deus foram criados; de maneira que aquilo que se vê não foi feito do que é aparente." Hebreus 11:1-3 (ACF).
"Ora, sem fé é impossível agradar-lhe; porque é necessário que aquele que se aproxima de Deus creia que ele existe, e que é galardoador dos que o buscam." Hebreus 11:6 (ACF).
Introdução
Um dos pontos principais do Evangelho de Jesus Cristo é a fé. Ela pode ser uma pequena palavra no nosso idioma, mas traz uma mensagem fundamental sobre os ensinamentos de Jesus. A fé não é somente um apetrecho ou adicional do Cristianismo, ela é o principal fundamento. Ser cristão não é outra coisa senão ter fé em Jesus, o Salvador. É sobre essa fé maravilhosa que falaremos.
O Que é a Fé?
De forma geral, a fé é o simples ato de depositar crença em algo ou alguém. Segundo o dicionário Oxford: "confiança absoluta (em alguém ou em algo); crédito."
Fé em Quem ou o Que?
Precisamos entender, antes de tudo, que a única fé infalível e inabalável é aquela depositada em Cristo. Não há outra fé perfeita. É quando estamos "Olhando para Jesus, autor e consumador da fé" (Hebreus 12:2) que podemos desfrutar das recompensas eternas que o Salvador nos prometeu, mesmo que ainda não estejamos na morada celestial.
Ainda que sem eficácia, existe também a fé meramente humana e terrena. Essa pode ser depositada em si mesmo, uma pessoa qualquer ou objeto, como, por exemplo, o presidente da nação, ouro, dinheiro, propriedades, falsos deuses. De todo modo, seja qual for o alvo dessa fé, ela jamais poderá ser atendida. Não há nenhum homem poderoso o suficiente para atender qualquer fé, tampouco homem perfeito que não decepcione aqueles que tinham sua fé nele.
"As dores se multiplicarão àqueles que fazem oferendas a outro deus; eu não oferecerei as suas libações de sangue, nem tomarei os seus nomes nos meus lábios." Salmos 16:4 (ACF).
Fé Cristã: a Fé Vivificante
A fé cristã é aquela que, como falamos, é colocada em Jesus Cristo, nosso Salvador. Ela é completamente diferente de qualquer outro tipo de fé, pois é a inabalável confiança em Deus e Sua Palavra.
“A fé é a certeza de que vamos receber as coisas que esperamos […]” (Hb 11.1). Precisamos entender que fé não é “confiança em si mesmo”, “pensamento positivo” ou “salto no escuro”. A fé, como descrita pelo escritor bíblico, é uma confiança inabalável no caráter de Deus e em sua Palavra, isto é, porque Deus falou, então, nós acreditamos. Essa confiança é fruto da convicção de que Aquele que prometeu irá cumprir o que disse no tempo determinado, pois Ele é fiel, justo, verdadeiro e imutável (Nm 23.19; Sl 145.17; Ml 3.6; Tg 1.17;). Lições Bíblicas - Adolescentes - 3º Trimestre 2023 - CPAD.
"Na verdade, na verdade vos digo que quem ouve a minha palavra, e crê naquele que me enviou, tem a vida eterna, e não entrará em condenação, mas passou da morte para a vida." João 5:24.
Fé Cristã: a Fé Que Nos Faz Prosseguir
Quando colocamos nossa fé verdadeiramente em Cristo, nossa vida muda radicalmente, pois o impossível e o impensável agora passa a fazer parte do nosso dia a dia. É quando cremos no Salvador de todo o nosso coração que vivemos maravilhas e milagres. Muito além disso, é somente através da fé genuína que passamos a experimentar a liberade e a vida abundante, pois Cristo nos livra dos laços do pecado que nos aprisionavam na condenação e nos dá a vida eterna.
Vamos olhar para alguns poucos exemplos que passaram por essa transformação em suas vidas:
- Mãe da menina endemoniada: A Palavra nos conta, em Mateus 15:21-28, a história de uma mãe desesperada. Ela clamava a Jesus que curasse sua filha, pois ela estava "miseravelmente endemoniada". Para que a situação chegasse a esse ponto, o sofrimento da menina e da mãe já deveria estar alarmante. Foi então que essa mulher resolveu colocar a sua fé em Jesus, aquele que pode transformar vidas, e foi somente nessa hora que tudo mudou e a sua filha foi completamente liberta pela Palavra de Jesus;
- O paralítico descido pelo telhado: Marcos 2:1-12 relata a cura de um homem paralítico. Enquanto Jesus pregava em Cafarnaum, quatro amigos desse paralítico o levaram até onde Cristo estava na esperança de que Ele curasse o homem. Não podendo chegar perto da casa onde o Salvador estava, mas tendo uma fé inabalável em Jesus, sabendo que o Mestre o curaria, os quatro amigos subiram no telhado e baixaram o paralítico dentro da casa onde estava o Senhor. Aquele homem que não podia andar foi curado e teve sua vida transformada. Ele passou a ter uma vida novamente! A fé em Jesus fez isso;
- A mulher do fluxo de sangue: havia uma mulher que, há doze anos, sofria de uma grave doença que a fazia sangrar sem parar. No tempo de Jesus, isso era considera uma impureza e a mulher era excluída da sociedade e da família. Foi então ela decidiu crer em Jesus. A sua fé foi tamanha que ela tinha certeza que se apenas tocasse nas vestes de Cristo seria curada. Foi o que ela fez! Assim como creu, foi curada. Jesus, ao perceber isso disse a ela: "Filha, a tua fé te salvou".
Conclusão
Cristo jamais decepcionará ou abandonará aquele que deposita nEle a sua fé. O crente receberá do Senhor liberdade, salvção, vida eterna e a alegria indizível de morar juntamente com Jesus nas moradas celestiais na casa do Pai, nosso Deus. Creia e confie em Jesus Cristo!
Autor: Salomão Luz