Ide e Pregai o Evangelho
Versículos Base
Finalmente apareceu aos onze, estando eles assentados juntamente, e lançou-lhes em rosto a sua incredulidade e dureza de coração, por não haverem crido nos que o tinham visto já ressuscitado. E disse-lhes: Ide por todo omundo, pregai o evangelho a toda criatura. Quem crer e for batizado será salvo; mas quem não crer será condenado. E estes sinais seguirão aos que crerem: Em meu nome expulsarão os demônios; falarão novas línguas; Pegarão nas serpentes; e, se beberem alguma coisa mortífera, não lhes fará dano algum; e porãoas mãos sobre os enfermos, e os curarão. Marcos 16:14-18 (ACF).
Então disse eu: Ai de mim! Pois estou perdido; porque sou um homem de lábios impuros, e habito no meio de um povo de impuros lábios; os meus olhos viram o Rei, o Senhor dos Exércitos. Porém um dos serafins voou para mim, trazendo na sua mão uma brasa viva, que tirara do altar com uma tenaz; E com a brasa tocou a minha boca, e disse: Eis que isto tocou os teus lábios; e a tua iniqüidade foi tirada, e expiado o teu pecado. Depois disto ouvi a voz do Senhor, que dizia: A quem enviarei, e quem há de ir por nós? Então disse eu: Eis-me aqui, envia-me a mim. Isaías 6:5-8 (ACF).
E Pilatos, respondendo, lhes disse outra vez: Que quereis, pois, que faça daquele a quem chamais Rei dos Judeus? E eles tornaram a clamar: Crucifica-o. Mas Pilatos lhes disse: Mas que mal fez? E eles cada vez clamavam mais: Crucifica-o. Então Pilatos, querendo satisfazer a multidão, soltou-lhe Barrabás e, açoitado Jesus, o entregou para ser crucificado. Marcos 15:12-15 (ACF).
Disse também o Senhor: Simão, Simão, eis que Satanás vos pediu para vos cirandar como trigo; Mas eu roguei por ti, para que a tua fé não desfaleça; e tu, quando te converteres, confirma teus irmãos. E ele lhe disse: Senhor, estou pronto a ir contigo até à prisão e à morte. Mas ele disse: Digo-te, Pedro, que não cantará hoje o galo antes que três vezes negues que me conheces. Lucas 22:31-34 (ACF).
Introdução
A grande comissão! Assim é conhecida a missão que Jesus deu aos seus discípulos antes de subir aos céus e se assentar à direita de Deus. Essa missão era uma tarefa simples do ponto de vista de entendimento, mas que só poderia ser realizada com a ajuda do Senhor Jesus Cristo, a qual Ele mesmo garantiu aos doze, quando diz "Eis que Eu estou convosco todos os dias, até o fim do mundo" (MT 28:20). Cristo já havia garantido a sua parte e, agora, cabia aos apóstolos cumprir a missão e fazer o que foram ordenados: pregrar o Evangelho a todos quanto possível.
O Chamado à Missão
Quando Cristo sobe aos céus, Ele deixa tudo preparado na Terra para que o Evangelho seja proclamado. Ele fez discípulos, chamou todos à missão de evangelizar o mundo e garantiu que estaria sempre ao lado dos seus, seja onde estiverem. Esse chamado tras consigo alguns pontos importantes a todos os cristãos:
- Todos os crentes em Jesus foram chamados a evangelizar;
- Cristo não faz acepção de pessoas para o chamado;
- É a missão central dos cristão, a igreja de Jesus;
- Nem todos crerão na Palavra, mas aquele que crer será salvo;
- Cristo fará milagres, sinais e maravilhas através da vida do crente que cumpre o Ide.
Um Profeta Disposto a Cumprir um Chamado
Isaías era um profeta de Deus para Judá. Por muitas e muitas vezes ele foi usado pelo Senhor para entregar mensagens e profecias ao povo hebreu rebelde. Ele era uma pessoa completamente entregue ao Criador e que não media esforços para realizar aquilo que o Senhor lhe ordenava, e isso é visto com extrema clareza quando se lê o capítulo 6 do livro de Isaías.
No capítulo citado, o homem de Deus descreve o momento em que ele, com seus próprios olhos, viu a Deus assentado no Seu Trono. Isaías, então, reconhece a sua insignificância e o seu pecado e exclama "Ai de mim". O temor a Deus toma conta da sua vida nesse momento, mas um serafim toca a sua boca com brasa tirada do altar e diz que isso foi feito para que o pecado e a iniquidade do profeta fossem perdoadas.
É nesse momento que a voz de Deus, fazendo um chamado, é ouvida por Isaías: "A quem enviarei, e quem há de ir por nós?" Sem pensar duas vezes, o profeta responde de pronto: "Eis-me aqui. Envia-me a mim." O homem de Deus atende imediatamente quando ouvi o chamado do Senhor, colocando tudo debaixo da vontade do Criador. Isaías, no seu coração, estava completamente disposto a cumprir a ordem de Deus.
Através da vida e história de Isaías, a igreja tem um exemplo lindo e muito objetivo de como responder ao chamado de Jesus. Quando o Senhor chama, a igreja deve atender prontamente e sem questionar, simplesmente respondendo "Eis-me aqui". E como foi descrito anteriormente, Jesus já comissionou e chamou aos seus, ou seja, não há o que esperar, o chamado foi feito e a igreja precisa atendê-lo de imediato.
Um Povo Escolhido Contaminado Pelo Pecado
Assim como Isaías, Israel também era chamado por Deus. Os israelitas eram o povo particular do Senhor, escolhido a dedo por Ele mesmo. O Criador tomou os hebreus da escravidão e, libertando-os, os fez um reino poderoso sobre a Terra. Por muitos e muitos anos, Israel foi um povo temidos por todos os grandes reis da Terra, pois não havia quem pudesse contra ele. Entretanto, os Judeus tinham um defeito: com muita facilidade se esqueciam do Deus que os escolheu e libertou da escravidão do Egito.
Essa infidelidade transformou Israel e, aos poucos, tornou-se como qualquer outro povo: fraco, idólatra e pecador. Os Hebreus eram nada mais nada menos do que a única nação escolhida por Deus para ser Seu povo particular, e isso não era pouca coisa. Ser o povo de Deus significava desfrutar das bençãos do Senhor, possuir o favor de Deus e ser capacitado pelo próprio Criador para as batalhas. Mesmo assim, Israel decidiu adorar aos ídolos e sacrificar seus filhos a deuses de mentira.
Muitos séculos depois Deus, em um ato de amor, envia Jesus, o Seu único filho, para dar uma nova chance aos hebreus. Cristo, sendo o próprio Deus, prega por três anos ao povo para que eles se arrependam de todo o mal que praticaram, de todo o pecado que permitiram entrar nos seus corações. E o que o povo faz? Crucifica-o, essa é resposta que Jesus recebe do seu próprio povo. Enquanto Isaías se entrega ao chamado, Israel decide negá-lo por completo.
Infelizmente, a igreja de hoje, ou que se dizem igreja, assemelham-se ao Israel que crucificou a Cristo, o salvador da humanidade. Muitos preferem virar a cara quando uma viúva precisa de amparo, decidem por sí mesmos se esse ou aquele merece salvação, escolhendo a quem devem pregar ou deixar de pregar. O pecado tem tido espaço em seus cultos e a liberade em Jesus foi transformada em libertinagem. Brigas, porfias, contendas, mentiras e muitas outras coisas que deveriam estar o mais longe possível do cristão, hoje tem morada garantida em inúmeras igrejas, com a desculpa de "atrair" mais pessoas. Como o ápice da idolatria de Israel, muitos, hoje, tem diminuído e negado a Cristo, tirando-o de salvador da humanidade em suas igrejas.
Libertos para a Missão
Mesmo que muitos possam estar afastados ou se afastando dos caminhos do Senhor, Ele nunca desempara aquele que quer entregar o seu coração ao chamado de Jesus. Não há exemplo mais poderoso do que o de Pedro, quando Cristo, conhecendo o seu coração, orienta Simão a se converter e fortalecer os seus irmãos após se arrepender. Pedro logo responde que iria até a morte por Jesus, mas é pego de surpresa quando o Senhor responde: "[...] o galo não cantará hoje antes que tu tenhas negado três vezes que me conheces."
Pedro estava no mesmo caminho que viu-se no povo de Israel. Na sua aparencia se via um discípulo de Jesus, mas no seu coração havia apenas incredulidade. Entretanto, Cristo dá a saída para a vida de Pedro: a conversão e arrependimento. Mais tarde, quando isso acontece, Simão é transformado pelo Senhor em uma pessoa completamente diferente. A mudança é tão marcante que ele se entrega por inteiro a Jesus e decide cumprir, assim como Isaías, o chamado do Criador de todo o seu coração. Pedro, então, é tão usado pelo Espírito Santo que, em apenas duas pregações, oito mil pessoas se entregam a Jesus, confessando-o como único e suficente salvador das suas vidas.
Autor: Salomão Luz