O Senhor Tem Planos de Paz para Ti
Versículo Base
Porque eu conheço os planos que tenho a vosso respeito - declara Yahweh - planos de paz e não de calamidade, para vos dar esperança ao final. Jeremias 29:11.
Introdução
Judá estava em cativeiro, levado pelo rei da Babilônia para uma terra estranha. O povo havia sido forçado a deixar o seu lar, a terra que Deus havia dado como herança aos filhos de Abraão, para viver debaixo das ordens de um povo idólatra e que não conhecia ao Senhor Deus. É nesse cenário que o profeta Jeremias envia uma carta, aos Judeus exilados, contendo a Palavra do Senhor acerca do Seu povo.
O Profeta e a Carta
Deus fala com o profeta Jeremias as Suas palavras acerca do povo de Israel, o seu povo escolhido. O Senhor poderia ter falado diretamento aos seus, na Babilônia, pois Ele tem esse poder, mas escolhe falar com o profeta que está disposto a entregar tudo para viver uma vida de santidade e entrega completa a Deus.
O Senhor sempre tem uma palavra aos seus filhos, mas entrega-a àquele que está disposto a crucificar os seus próprios desejos para viver a vida de Cristo. A Palavra de Deus é clara, quando Jesus fala: Se alguém quer vir após mim, negue-se a si mesmo, e tome cada dia a sua cruz, e siga-me. Porque, qualquer que quiser salvar a sua vida, perdê-la-á; mas qualquer que, por amor de mim, perder a sua vida, a salvará. Lucas 9:23,24.
A Palavra diz, em outro momento: Pois muitos são chamados, mas poucos são escolhidos Mateus 22:14. Os escolhidos são aqueles que decidiram tomar a sua cruz e negarem-se a si mesmos.
Os Entregadores da Carta
Jeremias não leva a carta pessoalmente para a Babilônia, mas a envia por Elasa, filho de Safã, e Gemarias, filho de Hilquias. Estes dois foram os responsáveis por enviar as boas novas do Senhor ao povo que sofria longe do seu lar.
Deus, na sua infinita misericórdia, usa a vida destes dois homens para que a Sua palavra acerca dos seus escolhidos chegue aos ouvidos do povo. Quão abençoados foram estes dois homens, os quais foram "carteiros de Deus" para pessoas sedentas. Quão formosos são, sobre os montes, os pés do que anuncia as boas novas, que faz ouvir a paz, do que anuncia o bem, que faz ouvir a salvação, do que diz a Sião: O teu Deus reina! Isaías 52:7.
O Conteúdo da Carta
Ao receber a carta, o povo se depara com uma maravilhosa promessa: Deus tem paz para dar a todos. Naquele momento, talvez, as pessoas já haviam perdido as esperanças de voltarem para os seus lares, de terem suas casas de volta, de voltarem à sua nação. Quem sabe o povo já havia reconhecido que voltaria ao status de serviçais, como no Egito? Era tanta calamidade para Judá que a palavra "esperança" poderia estar longe dos seus lábios.
Entretanto, mesmo em meio ao caos, Deus não esqueceu do seu povo. Judá era a nação santa e escolhida pelo Senhor e Ele não deixaria que sofressem para sempre. Em um dia como qualquer outro, quando tudo parecia estar igual, sem uma resolução possível, Deus reaviva a esperança dos seus filhos: planos de paz é o que Deus reservou à Juda. Eles voltariam para a sua nação e poderiam desfrutar novamente do aconchego e paz do seu lar.
Conclusão
Não importa o que aconteça! Não importa a dificuldade da situação! Não importa o quão impossível pareça saída! Deus estará sempre pronto a dar paz aos Seus filhos. Mesmo que a guerra esteja quase perdida e a batalha já quase no fim, o Senhor livrará o Seu povo e no fim dará paz e esperança. Ele é Deus fiel!
Autor: Salomão Luz