O Caminho dos Milagres
Versículo Base
E ele lhe disse: Tem bom ânimo, filha, a tua fé te salvou; vai em paz. Lucas 8:48.
Introdução
Uma das marcas mais importantes do ministério de Jesus foi a cura. Por inúmeras vezes o Senhor Jesus curou pessoas das mais diversas enfermidades. Cristo não só curou problemas físicos e mentais, como também doenças espirituais, causadas por demônios. Muitos são os exemplos vistos nos evangelhos, os quais foram relatados por Mateus, Marcos, Lucas e João para glorificar e engrandecer o nome de Jesus Cristo e tornar conhecidas as maravilhas operadas pelo Salvador durante o seu ministério aqui na Terra, mas hoje focaremos em dois especiais: a cura da mulher com fluxo de sangue e a ressurreição da filha de Jairo.
A Súplica de um Pai Desesperado
Jesus estava voltando da terra de Gadara, onde havia curado um endemoniado. Ao chegar na margem do rio, uma multidão já o esperava para escutar as Suas palavras. Dentre todos, estava um homem chamado Jairo, o qual era dirigente da sinagora, desesperado por encontrar Jesus. Ao vê-lo, o homem se joga aos pés de Cristo implorando que fosse com ele a sua casa, pois a sua filha, de apenas doze anos, estava morrendo. Jesus, de imediato, vai com o homem, mas a multidão os seguia e se aglomeravam a sua volta.
Uma Parada Inesperada no Caminho
Enquanto uma aglomeração seguia a Jesus a caminho da casa de Jairo, a Palavra nos conta outra história, a qual acontece em simultâneo a todo aquele movimento. Uma mulher, a qual há doze anos sofria de um fluxo de sangue, se aproxima de Cristo pelas suas costas e toca em suas vestes. Nesse exato momento, ela é curada da sua doença.
Neste exato momento o Mestre para e pergunta: "Quem me tocou?" A reação dos discípulos de Cristo é a mesma que temos ao ler esse texto: "...as multidões te apertam e se aglomeram ao teu redor, e tu dizes: 'Quem me tocou?'". Jesus insiste em descobrir quem havia tocado nele, dizendo "porque eu percebi que emanou poder de mim". Vendo a mulher que não poderiam mais passar despercebida diante de toda aquela situação, apresenta-se diante do Salvador e conta a todos quão grande milagre acabara de acontecer em sua vida. Jesus, então, despede a mulher curada, sem mais nenhum problema, dizendo: "Filha minha, tem ânimo, a tua fé te curou, vai em paz."
Duas pessoas, dois mundos, dois milagres e um mesmo Jesus
A Palavra de Deus é incrível! Apenas iniciamos a história de Jairo pedindo por sua filha e fatos maravilhosos nos mostram quão grande é o Senhor. Aqui faremos uma pausa para analisar os acontecimentos até esse ponto, pois há lições espirituais importantíssimas que podemos aprender com a súplica de Jairo e a cura da mulher com fluxo de sangue.
Primeiro, analisaremos Jairo. Ele era um homem importante da sociedade, pois nos é revelado que o mesmo era responsável pela sinagoga. Para que todos entendamos: sinagoga era um lugar de culto a Deus em Israel. Implantadas a partir do retorno de Judá do cativeiro, elas serviam para que os judeus se reunissem a fim de ler e aprender sobre a Lei. Não nos esqueçamos que, para os judeus, vida secular e religiosa eram uma coisa só, ou seja, titulos religiosos eram tidos em altíssima estima por toda a sociedade e davam poder sobre os demais para quem os possuia. Consequentemente, essas pessoas possuim um status social e material maior que o restante do povo.
De todo modo, o que vemos é um importante homem judeu desesperado, jogando-se aos pés de Cristo e clamando pela vida da sua filha. Note que o sofrimento dele era tão grande que nenhum titulo ou riqueza importavam naquele momento.
Em uma segunda análise, temos a mulher com fluxo de sangue. Diferentemente do responsável pela sinagoga, ela não usufruia de nenhum importante título e tampouco exercia influência sobre outros. Para que tenhamos a real noção da situação dessa dela, temos que retornar ao antigo testamento e relembrar que, pela Lei Mosaica, a mulher que estivesse nos seus dias era considerada impura e deveria ser excluída das atividades civís e religiosas durante todo o período do seu fluxo. Indo além, a Lei considerava impuro todo o objeto tocado por uma mulher nesse período. Aqui impureza significava exclusão total.
Agora voltemos a mulher da história bíblica. A Palavra nos revela que ela sofria com fluxo de sangue havia doze anos e gastara toda a sua riqueza com médicos, mas ninguém conseguiu curá-la. Uma pessoa nessa situação viva completamente separada da sociedade, sem permissão para até mesmo interagir com outros. É muito provável que a sua própria família a tivesse abandonado devido a sua doença.
Ao olhar detalhadamente o contexto das duas pessoas, é possível identificarmos situações totalmente opostas. Enquanto Jairo tinha tudo, a mulher não possuia mais nada. Mesmo com sua filha a ponto de morrer, o judeu ainda teria sua familia, amigos e a possibilidade de ser pai novamente, mas a que tinha o fluxo de sangue não teria nem um familiar para chorar a sua morte.
Mesmo estando em mundo totalmente opostos, os dois revelaram, através dos seus atos, lições que podem nos ensinar a chegar até o milagre:
- Quem precisa de um milagre não fica parado onde está, mas vai em busca de quem possui o poder de curar;
- Quem precisa de um milagre não desiste ao ver a multidão. Se necessário, irá criar um caminho no meio das dificuldades até encontrar o Mestre;
- Quem precisa de um milagre crê que Jesus é poderoso para realizá-lo;
- Quem precisa de um milagre entrega tudo aos pés de Cristo, não levando em conta sua riqueza ou posição social e religiosa;
- Jesus Cristo nunca lança fora aqueles que o procuram.
As Esperanças Esvaem-se
Jairo já havia chegado ao Mestre em desespero! Quando Cristo o segue, é provável que um pequeno alívio tenha chegado ao coração daquele pai, mas no meio do caminho a parada por causa da mulher do fluxo de sangue faz com que Jesus se demore um pouco mais. Enquanto todos, parados, ainda falavam sobre o maravilhoso milagre ocorrido no meio da estrada, alguém da casa de Jairo chega trazendo notícias: não adiantava mais importunar o Mestre, pois sua filha falecera.
O que será que se passava na cabeça do dirigente da sinagoga enquanto esperava por Jesus? Ele estava alí, aguardando, na esperança de ver sua filha restaurada e saudável. Entretanto, quando a notícia da morte chega, o que poderia ser feito agora? Tudo se esvai e a esperança da cura que Jairo mantinha foi embora. Mas no exato momento em que Jesus escuta a notícia de que a menina havia morrido, Ele intervém: "Não temas: somente crê e ela voltará a viver."
Que lição grandiosa temos aqui! Se você ainda não conseguiu entender, me deixe explicar: Jairo demonstrou paciência sem igual ao aguardar o Salvador, entendendo que Jesus faria o milagre a seu tempo. Esse é um aprendizado que nós precisamos receber em nossas vidas, pois entender que o milagre do Senhor vem quando Ele quer, não quando nós achamos que deve ser, transforma a nossa tristeza em alegria e o nosso desespero em esperança. Cristo vai agir, vai curar, vai liberar. Confie!
A paciência não foi a única qualidade que Jairo demonstrou, pois quando tudo parecia perdido, sem esperança, Jesus requereu dele algo: a fé. A menina já estava morta, mas o Cristo pediu que ele cresse, pois se o fizesse ela voltaria a vida. Assim como a fé desse pai deve ser a nossa. Fé que tem a certeza daquilo que ainda não se vê. Fé que não é abalada pelo vento contrário. Crê somente, e o milagre será feito! Como diz a palavra, se houver fé do tamanho de um grão de mostarda as montanhas poderão ser movidas por uma simples ordem.
Cristo tem Poder para Ressucitar
O Senhor chega na casa de Jairo em meio a um misto de tristeza e zombaria. As pessoas choravam pela morte da criança e zombavam de Jesus, quando Ele disse que ela não estava morta, mas apenas dormia. O Salvador, então, ordena que todos saiam e toma a menina pela mão, chamando-a: "Menina, levanta-te". No mesmo instante ela ressucitou e a vida tornou a habitar o seu corpo. Que milagre maravilhoso! Que alegria deve ter tomado aqueles pais! Onde o Senhor Jesus chega a morta sai em disparada! Jesus é o Deus dos vivos, não dos mortos! Ele tem poder para curar e ressucitar dos mortes! Ele tem poder para fazer o milagre que precisamos!
Finalmente Jairo nos ensina a deixar Jesus no controle da situação. Você pode perceber a situação em que estava aquela casa? Poderia aquele homem ter permitido o desespero tomá-lo, a tristeza, a dor, mas ele prefere deixar Jesus no controle. O homem da casa é quem tinha o direito de dar ordens, mas Jairo concede esse direito a Jesus, abdicando do poder e controle sobre os seus e obedecendo fielmente ao Senhor. Quando Cristo toma as rédeas da nossa vida e da situação o milagre acontece!
Autor: Salomão Luz